Como recuperar a autoestima?

Cresce a cada dia mais o número de jovens que não gostam da própria imagem, que não acham que tem boas habilidades, que não sabem reagir bem às críticas, que não se sentem amados, que não se consideram bem sucedidos. Mas eu tenho uma palavra para vocês: nada disso que te coloca para baixo é verdade! Deus tem alegria completa para a sua vida!

1. O SENTIMENTO DE INSEGURANÇA NA JUVENTUDE É COMUM

Jamais pense que só você passa por problemas com insegurança. É completamente normal o sentimento de insegurança quanto à própria aparência e habilidades da vida. Aliás a juventude é nosso momento de transformação, de descoberta de quem nós somos e como nos colocaremos diante do mundo.

O sucesso está em ser feliz e bem resolvido pelo que nós somos e nos tornamos, independente de retorno financeiro ou qualquer tipo de reconhecimento – chegar nesse nível requer meditação profunda na Palavra de Deus e uma vida de oração.

Quantas meninas (principalmente) não se sentem assim? Se deprimem quando pensam no que pode ser um defeito em seu corpo, se tornam as maiores críticas de si mesmas. O padrão de beleza as impede de compreender a diversidade de belezas que existem e a própria beleza que Deus individualmente lhes deu.

A existência do constrangimento diante das demais pessoas, em pensar que todos estão a todo momento fazendo julgamentos. Esses pensamentos, quando não autocriticados e reanalisados, podem ser nocivos para o crescimento espiritual e social, pois o modo como nos vemos pode afetar o modo como os outros nos veem… até mesmo como nos tratam. Se identificou com algum desses pontos?

Isso está simplesmente dentro de você e pode ser resolvido, não se preocupe. A Palavra de Deus nos mostra atitudes básicas nas nossas vidas que podem fazer o nosso dia a dia muito melhor e acabar ou diminuir consideravelmente as inseguranças que rodeiam a nossa rotina.

2. SER ALTRUÍSTA – AJUDAR O PRÓXIMO

Quantas pessoas (jovens e adultos) têm testemunhos de mudança de vida a partir do momento em que encontrou alguém, ou grupo de pessoas, para ajudar voluntariamente. Atitudes desse jaez fazem com que você se sinta útil, valorizado(a) e compreender que por mais difícil que sua vida seja existem pessoas em situações piores que são cheias de autoestima e esperança.

A Palavra diz em Atos 20:35 que “[…] trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”. Isso significa que ao ajudarmos o próximo nós automaticamente nos ajudamos. O exercício do altruísmo, isto é, da generosidade, sempre é recompensado pelo Senhor que nos dá um sentimento de satisfação espiritual (Pv. 11:25).

Coisas que podem parecer pequenas podem fazer toda a diferença. Na sua igreja mesmo, por exemplo, busque se apresentar à liderança do conjunto infantil e oferecer seus serviços para cuidar dos pequeninos, você verá a tamanha transformação que isso fará. Apresente-se para seus líderes de mocidade ou adolescentes para propor estratégias de visitação de necessitados e doentes.

Engaje-se no exercício do Amor e o Espírito Santo transbordará seu coração de alegria, pois é promessa do Senhor – ao amarmos o próximo estamos aprendendo a amarmos a nós mesmos. Quando nos fechamos para a própria comunidade em que vivemos somos propensos a nos fechar em nossos próprios pensamentos, e a solidão nos faz perder o poder de autocrítica, não podemos viver para nós mesmos.

Olha o que o apóstolo Paulo disse em Gálatas 6:4 “[…] prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro”. Você é templo do Espírito, morada de Deus, e não tem graça ter um templo para usufruir para si mesmo, vai criar poeira e teias de aranha, não é? (risos). Exercite a boa obra na vida das pessoas, sempre para a glória de Deus (1 Ts. 2:5). 3. FAÇA BONS AMIGOSA Bíblia sempre é clara acerca da necessidade de termos bons amigos e companheiros na vida.

Até mesmo Jesus não andava e não orava sempre sozinho. Ele tinha seus companheiros mais chegados, que convidava nos momentos de maior intimidade para orar com ele (Marcos 14:32-33). Assim também somos nós, precisamos de companheiros de oração. Provérbios 17:17 nos diz que “O verdadeiro companheiro está amando todo o tempo e é um irmão nascido para quando há aflição”.

Um amigo sincero é uma ajuda presente em tempos de dificuldade. Resta saber que alguém se preocupa conosco para nos animarmos (1 Coríntios 16:17,18). Faça amizade com boas companhias, que te influenciação positivamente. Não faça de tudo para ganhar amigos. Seja você. Deixe que amigos sinceros se aproximem de você pelo que você é, não pelo que você tenha ou faça (Provérbios 13:20).

Não queira ser aceito por quem você não é. Fazer coisas desnecessárias para impressionar os outros vai fazer você se sentir desvalorizado e usado (Romanos 6:21, 22).

4. UM ERRO COMETIDO NÃO DESTRÓI A SUA VIDA

Paulo é bem claro em Romanos 3:23, ao dizer que todos nós somos iguais, encerrados no mesmo pecado, quando escreve que: “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. Então não existe o santarrão e as ovelhas negras. Todos nós precisamos estar em constante arrependimento e santificação diante de Deus (Hebreus 12:14).

Se você cometeu um erro, arrependa-se e não mais o repita, e isso não lhe fará nem melhor nem pior do que ninguém. Somos todos imperfeitos diante de Deus. O que significa que às vezes vamos falar ou fazer coisas que não deveríamos (Romanos 7:21-23; Tiago 3:2).

Não podemos evitar cometer deslizes durante a vida, mas podemos controlar a reação a eles. A Palavra de Deus diz que: “sete vezes cairá o justo, e se levantará” – Provérbios 24:16. Alguém pode parecer mais forte que você, mas é apenas aparência. Cada pessoa tem diferentes pontos de fraqueza. Não use o fato da imperfeição humana como pretexto para o cometimento de pecados deliberados.

Os pecados que cometemos são aqueles que não podemos evitar sem o socorro do Senhor, como disse Davi no Salmo 139:23, 24: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. Se você cometer erros propositadamente, perderá nestes atos a aprovação do Senhor (Hebreus 10:26, 27).

5. VOCÊ TEM UM VALOR, O ESPÍRITO SANTO SE MOVE EM VOCÊ!

O que Jesus Cristo viu em mim e em você? – Certamente viu o que eu e você talvez não consigamos enxergar. Será mesmo que nossos defeitos fazem com que Deus nos olhe de maneira diferente, distorcida e crítica como nós nos vemos? Você já tentou pegar um ônibus ou um metrô faltando 10 centavos para completar a passagem e procurou desesperadamente em todos os lugares? – O valor para nós parece ser pequeno até o momento que nos damos conta do quanto é precioso para momentos especiais.

Assim somos nós, pensamos que somos pequenos, mas Deus quer nos usar em momentos especiais que já tem escrito para mim e para você. Você é valoroso(a) para Deus. Por isso, temos que fazer por Ele tudo o que pudermos para agradá-lo, Deus vê e retribui nossas atitudes, e a Palavra de Deus garante que “Deus não é injusto, para se esquecer de vossa obra e do amor que mostrastes ao seu nome” – Hebreus 6:10.

Só o valor que temos para Deus é motivo para nos tirar da mente todos os pensamentos ruins que temos sobre nós mesmos.

6. CONCLUSÃO

A autoestima, então, nada mais é do que o valor que atribuímos a nós mesmos. Não podemos nos diminuir às questões da aparência e do que as pessoas pensam sobre nós. O ponto de vista da autoestima é completamente relativo e somos nós os responsáveis pelo equilíbrio do nosso pensamento.

É fato que uma pessoa pode ser muito bonita e mesmo assim se sentir feia. Ou pode não ser tão atraente, mas achar que é mais bonita do que todo mundo ao seu redor. Tudo é uma questão de atitude e rever os conceitos sobre si mesmo. Saia dessa antessala de solidão e entre no cômodo onde está Deus pronto para dizer o quanto você é especial para Ele.

Deus abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s