#07 O alvorecer da reforma: os pré-reformadores

7.1. Fatores que desencadearam a necessidade da Reforma

O total afastamento das escrituras, com atitudes antibíblicas:

tráfico de cargos eclesiásticos (simonia); submissão inquestionável (infalibilidade papal); Inquisição; Indulgências (compra e  venda do perdão de pecados).

– Corrupção do Clero: cruzadas, renascimento: revolução cultural, exagero nas artes, supervalorização da forma humana, luxúria.

O cativeiro babilônico do papado: 72 anos em que a sede da Igreja permaneceu em Avignon, França.  (Clemente V se submeteu ao Rei da França).

O grande Cisma do Papado: Urbano VI (Roma) e Clemente VII (Avignon). Transformaram a Igreja num sistema de Impostos e exploração.

Gravura de uma mulher pagando indulgência

7.2. Os Pré-reformadores

1305-1517d.C – O ápice das Nações-Estado

• Os constantes conflitos entre “papas” e cardeais (concílios), chegando ao ponto de existir três papas (Alexandre V). Fez surgir a ideia de “Igrejas Nacionais”, nas que cada local tivesse seu corpo representativo.

O movimento Místico: creram que Jesus estabeleceu entre nós um contato com Deus, de forma que administração da Igreja é uma coisa, mas o relacionamento com Deus é direto (1 Pe.2:9). A liderança espiritual devia cuidar (apascentar) deste relacionamento com Deus, e não ser “mediador”. (erro: valorizaram mais a experiência do que a doutrina)

JhonWycliff:

Para ele o evangelho e a liderança tinha que ter simplicidade, não podia ser cercada por luxos.

Resultado de imagem para john wycliffe

Viveu durante o grande cisma do papado. Para ele a liderança bíblica deveria consistir em humildade e dedicação ao serviço espiritual da igreja.

Criticou as indulgências, confissões anuais, peregrinações e adoração de imagens. Se empenhou na tradução das escrituras para o Inglês. Seus ensinos influenciaram outro jovem.

John Huss:

Camponês, do Sul da Boêmia, estudou Teologia e conheceu os escritos de Wycliff e adotou as ideias.

Pregava e ensinava, chegando a mandar pintar nas paredes contradições: papa a cavalo e Cristo descalço, Jesus lavando os pés dos discípulos e o papa tendo o pé beijado.

Resultado de imagem para john huss

Ficou muito conhecido, e também pregou contra as indulgências, por sua causa a Boêmia ficou sob Interdição e Huss teve que se exilar. Pensando que seria ouvido em um concílio, expôs suas ideias e foi condenado, e levado à fogueira da Inquisição.

Morreu cantando. E profetizou: “Hoje vocês estão matando um ganso, mas daqui 100 anos Deus levantará um cisne que não poderão queimar” (morreu em 1415 d.C).

Jerônimo Savonarola:

Em Florença – Itália. Nos tempos dos Borgias. Fez o trabalho dos pré-reformadores, preparando o caminho da reforma.

Resultado de imagem para jeronimo savonarola

Denunciou os desvios bíblicos da Igreja, enfrentou os governantes da cidade. Como dito, sua carreira não foi fácil, pois conviveu com os piores papas desde o início da história do papado.

Florença era o principal lugar do renascimento que ocorreu na Italia, dali surgiram Leonardo da Vinci, Michelangelo, e outros artistas integrantes da “Escola Florentina”.

Morreu enforcado e foi queimado. Mas a obra e coragem também ficou produzindo resultados no meio da igreja.

7.3. Observações da Pré-reforma

• Foi o acontecimento mais importante dentro da Igreja depois do Pentecostes. (reinauguração – retorno à doutrina dos apóstolos).

• No período dos pré-reformadores, mudanças extraordinárias estavam ocorrendo no mundo (1305-1517d.C) da Idade Média à Idade Moderna (era dos descobrimentos.

• Somos fruto desta época de mudanças, em que tudo se tornou propício para a reforma. O que temos a ver com as cruzadas? Tudo!

• Ordem dos Templários (primeiros bancos). Corrupção e inveja dos papas, morte e excomunhão. Dom Henrique Rei de Portugal. Ordem de Cristo (expansão marítima) financiamento das expedições de expansão marítima, que levaram ao Descobrimento do Brasil.

• Em 15 de outubro de 1517, 17 anos depois que o Brasil foi descoberto, algo de muito extraordinário ocorreria do outro lado do mundo, em uma Cidade chamada Wittenberg, pela coragem de um Monge Agostiniano, chamado Martinho Lutero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s