História da Assembleia de Deus Ministério de Santos

A chegada da mensagem pentecostal no Litoral do Estado de São Paulo

A história da Assembleia de Deus Ministério de Santos é fruto da evangelização pentecostal nos estados brasileiros no início do século XX. A mensagem pentecostal chegou em Pernambuco no ano de 1916, sendo este o sexto estado brasileiro a receber a chama do batismo no Espírito Santo.

Foi deste Estado que vieram alguns irmãos para o litoral paulista, buscando novas oportunidades de trabalho.

A cidade de Santos teve o privilégio de ser uma das primeiras do Estado de São Paulo a receber a mensagem pentecostal. Foi em Santos que se estabeleceu a primeira Assembleia de Deus no Estado de São Paulo.

05.05.1924 foi a data em que se iniciou a proclamação deste trabalho.

Os irmãos que vieram do Recife/PE, não eram nem missionários, nem pastores. Ao chegarem em Santos não encontraram uma igreja pentecostal para adorar ao Senhor. Todavia, vieram com a chama pentecostal acesa, de modo que não queriam deixar apagar.

Assim, reuniram-se como crentes cheios do Espírito Santo para dar início à primeira igreja pentecostal em Santos. Dando início à história da Assembleia de Deus Ministério de Santos, entre os primeiros irmãos pentecostais estavam Vicente Limeira, Hermínia Limeira, Francelino Corrêa e Otávio Corrêa.

Os primeiros cultos realizados foram realizados em um galpão na Avenida Rei Alberto (Ponta da Praia).

A primeira pessoa convertida pela mensagem do Evangelho foi Amélia Barreiros.

Os irmãos que abriram o trabalho não tinham pastor. Eles se reuniam, cantavam, testificavam das maravilhas do Senhor Jesus e pediam que Deus lhes enviasse um pastor.

Daniel Berg: primeiro pastor da AD Santos

Deus ouviu as orações dos irmãos e lhes enviou o missionário Daniel Berg, que durante algum tempo serviu ao Senhor como pastor da Assembleia de Deus em Santos, até 1925 quando chegou o missionário John Sorhein.

Em seguida a igreja recebeu como pastor outro grande homem de Deus, o missionário Simon Lundgren, que passou a ser pastor juntamente com o missionário Anders Johnson.

Daniel Berg e Sra Berg, primeiros pastores da Assembleia de Deus Ministério de Santos

Em seu livro, transcrito pelo filho do missionário Daniel Berg, nos conta que ao chegar em Santos em maio de 1924:

“A primeira pessoa que Daniel encontrou em Santos, depois de ter desembarcado do trem era batista. Ele tinha lido um panfleto, escrito pelo pastor da Igreja Batista do Pará, que contestava a mensagem de Daniel e do irmão Vingren, isto é, a sua pregação sobre o batismo no Espírito Santo. Vinte mil exemplares do panfleto foram distribuídos às igrejas batistas no Brasil inteiro. O homem perguntou a Daniel: “O senhor se chama Daniel Berg?”, “Sim, senhor”, “Então devo lhe avisar que, aqui em Santos, ninguém vai aceitar a sua doutrina de batismo no Espírito Santo”. “Este é o seu pensamento” – respondeu Daniel.” (Enviado por Deus, CPAD, capítulo 35)

Simon Lundgren e família - História da Assembleia de Deus Ministério de Santos
Primeiro templo da Assembleia de Deus Ministério de Santos

O crescimento da Assembleia de Deus Ministério de Santos

Outros pastores que serviram e honraram a história da Assembleia de Deus ministério de Santos como seus pastores foram: Clímaco Bueno Aza, Francisco Gonzaga da Silva, Geraldo Machado e Bruno Skolimowski.

O pastor Clímaco Bueno Aza, como era um pastor com espírito evangelístico forte (foi fundador da AD em Minas Gerais), pastoreou o Ministério de Santos por 3 anos, de 1934 a 1937, indo pastorear duas outras Assembleias de Deus (1937/1939 – AD em Natal/RN e 1939 – AD Curitiba/PR).

Foi pastor fundador das ADs em Amapá, Maranhão e Minas Gerais.

Clímaco Bueno Aza e esposa Julia - História da Assembleia de Deus Ministério de Santos
Clímaco Bueno Aza e família - História da Assembleia de Deus Ministério de Santos

O segundo local onde a igreja teve sua sede foi na Rua João Guerra, 266, que rapidamente ficou pequena, pelo grupo de obreiros que evangelizavam em todos os bairros e proclamavam o evangelho, as pessoas se rendiam aos pés do Senhor.

Segundo templo - História da Assembleia de Deus Ministério de Santos

No dia 1º de maio de 1938 a Assembleia de Deus em Santos, sob o pastorado de Francisco Gonzaga da Silva, inaugurava o seu templo na Rua Dr. Manoel Tourinho, 351, Santos.

Francisco Gonzaga da Silva

Todavia, o templo da Rua Manoel Tourinho já havia sido adquirido durante o tempo de pastorado do Pr. Clímaco Bueno Aza, que desde então já previa o crescimento da obra em Santos.

Pr Francisco Gonzaga da Silva e Família
Primeiro Templo da Manoel Tourinho
Primeiro templo da Monoel Tourinho - História da Assembleia de Deus Ministério de Santos
Praça dos Andradas
Primeiro templo da Manoel Tourinho - História da Assembleia de Deus Ministério de Santos
Bruno Skolimowski e obreiros -

Após a passagem do Pr. Francisco Gonzaga da Silva, o Pr. Bruno Skolimowski, juntamente com sua família, assumiu a direção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus Ministério de Santos.

Pr Bruno Skolimowski e familia

Tendo sido um homem fiel a Deus e à Igreja, com um grande grupo de obreiros e de irmãos continuou cuidando da Igreja até o último dia de sua vida.

A Assembleia de Deus em Santos toma dimensão nacional

João Alves Corrêa - História da Assembleia de Deus Ministério de Santos
Pr João Alves Corrêa em passeata em Santos

Em 11.02.1962 o Pr. João Alves Corrêa assumiu o pastorado da AD em Santos, após o falecimento do pastor Bruno Skolimowski. Encontrou em Santos somente 07 congregações e cerca de 20 por todo o campo, perfazendo um total de 27 congregações.

João Alves Corrêa - posse

O saudoso Pr. João fundou o Círculo de Oração, o Grupo de Mocidade, que foram crescendo durante a passagem dos anos.

O Pr João Corrêa foi eleito presidente da junta executiva das deliberações da CGADB por três gestões consecutivas (1966-1973).

Durante esta época, participou da 8ª Conferência Mundial Pentecostal, considerada a maior de toda História da Igreja em todo o mundo.

Assembleia de Deus Ministério de Santos
Assembleia de Deus Ministério de Santos
Nave do templo sede do Ministério de Santos, nos anos 1970
Pr João Alves Corrêa - Carmita Maciel Corrêa e obreiros
Almoço do Pr. João Corrêa com obreiros do campo do Ministério de Santos, nos anos 1970.
Mocidade - UMADCAMPS - Ministério de Santos
– UMADCAMPSConjunto de Mocidade da sede matriz do Ministério de Santos, nos anos 1970
João Alves Corrêa
João Alves Corrês

Inauguração de novos templos das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus Ministério de Santos nos anos 1980.

Assembleia de Deus Ministério de Santos
História da Assembleia de Deus Ministério de Santos
João Alves Corrêa

Tempo de expansão e transição para um grande companheiro

Paulo Alves Corrêa - João Alves Corrêa - José Wellington Bezerra da Costa

Formado em Direito (mesmo tendo tido primeiramente o sonho de ser piloto de Formula 1, o que não pôde em razão de sua altura acima da média), o Apóstolo Paulo Alves Corrêa exerceu a advocacia por vários anos, tendo sido próspero em tudo que colocava as mãos.

Porém, o chamado para a obra de Deus falou mais forte em seu coração. O Pr. Paulo Alves Corrêa, serviu como pastor local dirigindo congregações do campo do Ministério de Santos, com uma linda e vasta história de serviço na obra de Deus, foi convocado pelo Pr. João Alves Corrêa para trabalhar como Pr. Adjunto na diretoria da Igreja e do Ministério, até que foi galgando os degraus, pelo seu esforço, empenho e dedicação, tornando-se Vice-Presidente do Ministério de Santos.

A visão para a edificação de um novo templo, para um momento de vitória com glória no Ministério, foi apenas o arremate e a confirmação dos propósitos de Deus na liderança exercida pelo Apóstolo Paulo Alves Corrêa.

Primeiro projeto novo templo Sede - História da Assembleia de Deus Ministério de Santos
construção novo templo sede -
construção novo templo sede -
Paulo Alves Corrêa - Joao Alves
construção novo templo sede -
João Alves Corrêa - História da Assembleia de Deus Ministério de Santos
João Alves Corrêa - João Alves Corrêa Filho (Jango) - Paulo Alves Corrêa -Eliseu Alves Corrêa - Elias Alves Corrêa - História da Assembleia de Deus Ministério de Santos
João Alves Corrêa - Paulo Alves Corrêa - História da Assembleia de Deus Ministério de Santos
Paulo Alves Corrêa e família -

Deixe uma resposta