Esperança em meio à pandemia

De tudo que não podemos perder a principal virtude que devemos manter é a esperança, mesmo que em meio à pandemia.

esperança pandemia

A verdade nua e crua é que estamos passando por um momento de tribulação, em que muitos estão perdendo a esperança.

“Que isso, pastor! Tribulação é coisa para quem vai ficar com o anticristo” – Amado, nós passamos por tribulações em toda a nossa vida.

Pode não ser “A Grande Tribulação” do apocalipse, mas são as tribulações do cotidiano. Jesus nos avisou sobre elas, e nos deu esperança para vencê-las ao dizer-nos que: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33)

O Apóstolo Paulo nos ensina que passamos por tribulações no dia a dia, e em meio às tribulações devemos manter certos comportamentos.

E, consequentemente, o resultado final desses comportamentos é o surgimento de uma virtude chamada “Esperança”, veja:

“também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:3-5

“Misericórdia, Pastor Rafael! Como assim se gloriar na tribulação!” – Querido, se você tem esperança no Senhor Jesus você supera qualquer coisa.

A prova viva de que somos verdadeiros discípulos do Mestre Amado é demonstrarmos estes comportamentos apontados pelo Apóstolo Paulo, no meio das tribulações.

Sobretudo a esperança deve reinar em nossos corações. Sendo uma das três virtudes principais (ou cardeais) apontadas pelo Apóstolo Paulo em I Coríntios 13:13, ela é a razão de estarmos vivos, pois nossa esperança é andar com Jesus, viver no Espírito, pois Deus cuida daqueles que são seus (Salmos 145:20).

Quero deixar um simples trecho do livro de Charles Swindoll que estou lendo nesta pandemia “O Poder da Esperança”. Também quero resenhá-lo aqui no blog durante os dias que seguirão, para que eu possa compartilhar com todos um pouco desta virtude, aprendendo e crescendo na esperança no Senhor Jesus.

“Quando estamos presos em um túnel de miséria, a esperança aponta para a luz no final dele.

“Quando trabalhamos demais e estamos exaustos, a esperança renova nossa energia.

“Quando estamos desanimados, a esperança eleva nosso espírito.

“Quando estamos tentados a desistir, a esperança nos faz continuar.

“Quando perdemos o rumo e a confusão deixa nosso destino embaçado, a esperança diminui o pânico.

“Quando sofremos com uma doença incapacitante ou com uma enfermidade duradoura, a esperança nos ajuda a perseverar apesar da dor.

“Quando tememos o pior, a esperança nos faz lembrar de que Deus ainda está no controle.

“Quando temos de suportar as consequências das más decisões, a esperança dá combustível à nossa recuperação.

“Quando nos encontramos desempregados, a esperança nos diz que ainda temos futuro.

“Quando somos forçados a sentar e a esperar, a esperança nos dá paciência para confiarmos.

“Quando nos sentimos rejeitados e abandonados, a esperança nos faz lembrar de que não estamos sozinhos… Nós conseguiremos!

“Quando damos o último adeus a alguém que amamos, a esperança na vida além [da morte] nos ajuda a vencer nosso sofrimento”

Charles Swindoll – O Poder da Esperança

Se quiser ler este maravilhoso livro junto comigo e trocarmos pensamentos e fortalecimento mútuo nesses dias difíceis, o livro está disponível na amazon.com no link abaixo:

Mantenham a esperança viva.

Deus os abençoe!

Anúncios

Deixe uma resposta