Por que Deus coopera em nossas angústias e aflições?

Dia com Deus

Principalmente neste tempo em que estamos vivendo, de isolamento social, pandemia de coronavírus, observamos muitas pessoas vivendo angústias e aflições, com o espírito abatido e perdendo a esperança; mas será que Deus não está presente cooperando conosco?

A Bíblia afirma que sim!

Hoje vamos meditar no texto do profeta Isaías no capítulo 57 e versículo 15, que diz assim:

“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita a eternidade e cujo nome é Santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos.

Isaías 57:15

A primeira verdade que podemos perceber diante de um estado de desânimo é…

O Senhor está cooperando conosco nas angústias e aflições

A profecia de Isaías nos dá absoluta certeza de que o Senhor não nos deixa. A posição elevada de Deus como diz o texto: “o Alto e o Sublime”, aquele que não faz morada no tempo e no espaço, portanto, não possui limitações humanas, mas habita na “eternidade” e cujo nome é “Santo”, faz questão de estar do nosso lado, mesmo sendo tao pequenos e frágeis.

Se você estava achando que em suas angústias e aflições você estava sozinho. Agora é o momento de perceber a grandeza de Deus. A verdadeira grandeza é encontrar valor naquilo que o mundo despreza.

Você pode estar vivendo os piores momentos da sua vida, um momento de contratos perdidos, de insegurança financeira, desemprego, falta de estabilidade na família, a perda de amigos. Todas essas situações só podem te causar uma coisa: mágoas e feridas na alma que é a contrição que diz o texto, e abatimento de espírito.

As feridas da alma

A contrição é o ato de alguém se lamentar e realmente entristecer-se pelos próprios erros ou pelas circunstâncias que não pode controlar, no original hebraico tem o significado mais específico de estar sendo “esmagado”, “ferido” em seu íntimo, conhecemos estes termos mais apropriadamente como “aflições” que são machucados na alma.

O abatimento do espírito

O homem consegue suportar as aflições por um grande período, porém chegará um momento em que ele não conseguirá mais esconder, pois já terá entrado no mais profundo de seu espírito alterando seu estado de ânimo, gerando a “angústia da alma”, conhecida também popularmente como a depressão, seja em seu estado mais leve ou mais profundo.

O que os psiquiatras dizem sobre estes estados

No dia de hoje assistindo a um programa de notícias logo pela manhã, deparei-me com uma reportagem com um psiquiatra que informava sobre um “consenso entre os conselhos de psiquatria no mundo” de que a atual pandemia de coronavírus trouxe um fenômeno incomum e generalizado, dia ele: “quem não nunca teve qualquer sintoma de angústia, ansiedade ou depressão, passou a ter em determinado grau, e quem já tinha teve um agravamento“.

A profecia nos dá outro ponto de vista de esperança

O Senhor nosso Deus por sua palavra nunca nos deixou confundidos pelo mundo. Querido irmão e irmão que estão me ouvindo neste momento, nada disso é novidade para quem está em Deus e confia na Palavra como única regra de fé e prática da sua vida.

A profecia de Isaías diz que diante das aflições e das angústias de espírito (cotritosos e abatidos), Deus faz questão de estar presente fazendo morada, habitando e cooperando conosco em meio às dores.

Deus habita com os aflitos e os angustiados

Sim!! Você não está sozinho, esses momentos são oportunidades dadas por Deus para sermos aperfeiçoados na fé, diante das misericórdias do nosso Deus. O Senhor faz questão de estar ao seu lado neste momento, te consolando te fortalecendo e mudando o seu ponto de vista sobre as circunstâncias da vida.

Vamos ler novamente o que diz o versículo:

Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito

Você previsa entender de uma vez por todas que Deus é um Deus de relacionamentos com o homem e a mulher, a vontade dEle é fazer parte da sua vida, relacionar-se com você. Deixe ele entrar na sua casa, na sua família, fazer morada na sua vida hoje.

Mas o Senhor Deus não quer habitar com você por acaso, Ele não quer que você seja mantido neste estado de angústias e aflições para sempre, o objetivo é outro, vamos continuar lendo, o Senor diz que o objetivo de sua habitação com o abatido e do contrito é:

para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos

Escolha andar e estar em paz com Deus

O Senhor quer te vivificar, mas para isso quer mudar a sua forma de pensar, a sua forma de enxergar as coisas que lhe circundam.

É chegada a oportunidade de aprender a viver na dependência do Senhor. O mundo não pode nos dar a segurança que desejamos, os governos não podem prometer o que nos sucederá nos próximos meses ou anos.

Por isso devemos estar em paz com Deus, deixando que Ele faça morada nas nossas vidas. Mesmo fraco, mesmo abatido, mesmo machucado, venha aos pés do Senhor agora, mesmo se arrastando.

As circunstâncias do mundo podem cair sobre você, mas se você estiver firme com Deus, o máximo que este mundo conseguirá é te deixar de joelhos, e de joelhos é onde você encontrará a sua vitória, e será vivificado por Deus em espírito.

Ore comigo neste momento.

Deus lhe abençoe.

Autor: Rafael J. Dias

Pastor na Assembleia de Deus Ministério de Santos, advogado, escritor e ativista pelos direitos sociais. Formado em Direito pela Universidade Católica de Santos e em Teologia pelo IBAD. Especialista em Direito da Administração Pública pela Estácio. Pós-graduando em Liderança Pastoral pela FABAD.

Deixe uma resposta